Ana Carolina Martins da Silva. Educadora. Ambientalista. Poetisa. Bonequeira.

O protesto feito pelos norte-americanos Tommie Smith e John Carlos nos Jogos Olímpicos do México, em 1968, contra a segregação racial.

Fonte: Imagens Históricas

Thomas “Tommie” Smith tornou-se famoso por sua vitória nos 200 metros rasos nos Jogos Olímpicos de Verão de 1968 quando pela primeira vez um atleta derrubou a barreira dos 20 segundos, cravando 19s83. Durante a cerimônia do pódio Smith, assim como seu compatriota John Carlos, ergueram os punhos fechados, uma saudação do movimento Black Power, bastante utilizada pelos Panteras Negras. Esse fato causou controvérsias pelo uso político dos Jogos Olímpicos, mas tornou-se um marco na história das lutas dos afro-americanos pelos direitos civis.

Tommie Smith e John Carlos contra a segregação racial 1968
Entretanto, este gesto foi uma condenação para o resto de sua vida:
“Tudo mudou para sempre. Recebemos ameaças de morte, cartas, telefonemas… Depois dos Jogos Olímpicos, todos os meus amigos desapareceram. Tinham medo de perder suas amizades brancas e seus empregos. Eu tinha 11 recordes mundiais, mais do que qualquer pessoa no mundo, e o único trabalho que encontrei foi lavando carros num estacionamento. E me mandaram embora porque meu chefe disse que não queria que ninguém trabalhasse comigo. Não queria que alguém que defendesse a igualdade de direitos estivesse em sua equipe.Todo mundo tinha muito medo. Meus irmãos foram expulsos do colégio.”

Ao chegarem em casa, suas medalhas foram retiradas pelo governo.

O Comitê Olímpico Internacional nunca pediu desculpas pelo que o atleta sofreu: “Destruíram minha vida, a de John, a de Norman… A esposa de John se suicidou, eu me divorciei… Tudo por pedir que as pessoas sejam iguais. O COI permitiu tudo isso e o comitê norte-americano não fez nada para impedi-lo.”

Fonte: Livro Silent Gesture: The Autobiography of Tommie Smith.
Autor do post: Diego Vieira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: