Ana Carolina Martins da Silva. Educadora. Ambientalista. Poetisa. Ativista Social. Bonequeira.

O governador Tarso Genro ministrou, no dia 12/03/2014,, uma Aula Magna para marcar a inauguração do Campus Central da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

O evento reuniu cerca de 200 pessoas entre comunidade acadêmica e autoridades, no Auditório do Campus. Para Tarso Genro a UERGS representa a possibilidade de formar ” um centro de inteligência regional, articulado com a nossa base produtiva para fortalecê-la, qualificá-la, formar quadros técnicos, expertise para acumular inteligência e proporcionar o desenvolvimento regional.”

Na ocasião, os acadêmicos da UERGS entregaram uma carta com o agradecimento pelo Campus, mas também com alguns apontamentos sobre o que ainda necessitava melhorar:

Carta Aberta ao Sr. Governador Tarso Genro

Nós, universitários, do Campus Central da UERGS, dos Cursos de Administração – Gestão Pública, Administração – Sistemas e Serviço em Saúde, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia em Energia, e Automação Industrial, gostaríamos de nesta oportunidade saudá-lo e reconhecer que o Governo do Estado, juntamente com a comunidade universitária: alunos, funcionários, servidores e docentes, foram fundamentais na conquista deste espaço que está sendo inaugurado neste momento.

Diante da importância desta conquista do campus central, que agora se alinha ao nível elevado do conhecimento transmitido por nossos mestres, a Universidade Estadual dá este passo definitivo para sua consolidação como referência de ensino superior no estado do Rio Grande do Sul. Nossa formação será sensivelmente afetada por este espaço conquistado por todos, promovendo o desenvolvimento da sociedade gaúcha.

No início desta nova caminhada não podemos esquecer as demandas urgentes que a utilização deste espaço para finalidade acadêmica exige:

a) Acessibilidade aos prédios, visto que não possui rampas de acessibilidade a deficientes físicos, bem como iluminação adequada em no campus;

b) Segurança na travessia da avenida, que coloca em risco a vida dos alunos, com a colocação de faixa de segurança em frente ao Campus;

c) Transporte público ainda não teve aumento da frota nos períodos de maior necessidade, bem como a linha D43 não para na parada em frente do Campus, dificultando o acesso dos alunos, principalmente em horário noturno.

d) Policiamento no horário noturno, proporcionando maior segurança;

e) A disponibilidade de alojamento para aqueles alunos que veem de outras unidades para presenciar aulas ministradas no Campus Central.

No aguardo de soluções concretas para estas demandas, nos colocamos à disposição para nos reunirmos e ajudarmos a pensar sobre elas.

Porto Alegre, 12 de março de 2014.

Além de uma viatura permanente na curva do Pinheiro e da qualificação da iluminação na frente do Campus, ontem à tarde estavam sendo instaladas as cercas de proteção, faixas de segurança e sinaleiras diante do portão central.

Confira algumas fotos do dia da inauguração feitas pelo Acadêmico  Mário Fuentes Borba:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: