Ana Carolina Martins da Silva. Educadora. Ambientalista. Poetisa. Ativista Social. Bonequeira.

Nota de Repúdio – 1

         Os Alunos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul manifestam o seu repúdio à publicação da Colunista do Grupo Zero Hora Sra. Rosane de Oliveira, vinculada no dia 04 de maio de 2015 intitulada “para que Uergs e Tribunal Militar?”.

         Fica evidente a tentativa de desmonte da Instituição e o apedeutismo da colunista quanto ao papel da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Através de um discurso que não se sustenta em si, a colunista sugere a substituição da UERGS, uma entidade sólida e integrada a comunidade, por programas de governo como o Prouni, cotas em faculdades particulares ou até mesmo o financiamento estudantil. Nesse momento percebemos que a colunista desconhece ou finge desconhecer a diferença de uma Instituição Universitária e um Programa de Governo de concessão de bolsas, portanto, sugerimos a esta que se oriente melhor para não prestar um desserviço à comunidade.

         Gostaríamos de informar a Sra. Rosane que a UERGS não tem crise de identidade. Uma Universidade que se coloca em 19ª instituição na qualidade de ensino no País, entre 228 entidades, sabe muito bem a que veio. Embora seja uma das últimas universidades estaduais a ser instituída na federação, em pouco tempo de vida e baixos investimentos (um dos menores dentre todas as Universidades Estaduais) alcançou resultados expressivos.

         Ao contrario da opinião da colunista, que está na contramão dos objetivos fundamentais do estado, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul é uma conquista de toda a sociedade gaúcha e não um custo a ser eliminado. Sendo assim, a UERGS deve receber mais investimentos para se expandir, oferecendo mais vagas à sociedade riograndense.

         Por fim, mas não menos importante, interamos que a crise do nosso  estado é de longa data, e organizações como a UERGS, EMATER, FAPERGS e tantas outras, que estão sob a tutela dele, não são responsáveis pela crise que se instala.

 Carlo Leandro Silva – Aluno do Campus Central UERGS – Representante Discente

Frente Parlamentar de Apoio a UERGS

Ato de Repúdio UERGS x RBS 2 Ato de Repúdio UERGS x RBS 5Ato de Repúdio UERGS x RBS 3 Ato de Repúdio UERGS x RBS 4

Uergs x RBS CETAF

Nota de Repúdio 2

Posicionamento do DAPUL sobre os fatos recentes envolvendo a UERGS:

Na última terça-feira, dia 5 de maio de 2015, realizamos uma Assembleia com os/as colegas do curso de Pedagogia na nossa Unidade Litoral Norte da UERGS e deliberamos que, quanto ao DAPUL e seus/uas representados/as, nos posicionamos da seguinte forma:

– Natural repúdio ao Grupo RBS e mais um de seus ataques explícitos aos interesses populares do estado.

– Desprezo em relação à jornalista (sic) Rosane de Oliveira e sua visão limitada sobre a coisa pública e a educação geral do estado.

– Crítica ao Governo Sartori, que, mais uma vez, não se posicionou como deveria frente à toda a repercussão gerada (o que o ex-governador Tarso Genro, por exemplo, fez um dia depois).

Criticamos também a postura da própria Reitoria da nossa Universidade, por a considerarmos excessivamente omissa e complacente, em posição que não condiz em nada com o seu papel constituído de representação institucional dos/as alunos/as, funcionários/as e professores/as.

Por fim, nos declaramos como Oposição política ao Governo do Estado e como totais inimigos da grande mídia e seus interlocutores, que provaram, mais uma vez, estar do lado oposto ao do povo.

Assinado: Presidente Marcos Emerim. UERGS Litoral Norte – Osório/RS.

UERGS Litoral x RBS 1 UERGS Litoral x RBS 2

 

Anúncios

Comentários em: "Notas e Atos de Repúdio de Acadêmicos da UERGS em relação à (falta) de postura da RBS" (1)

  1. Josiane Sias Teixeira disse:

    Muito bem colocado professora Ana, ficamos indignados com a tentativa de desmonte da Instituição. A má fé e a desinformação são perigosos para ambas as partes, no meu ponto de vista. Josiane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: