Ana Carolina Martins da Silva. Educadora. Ambientalista. Poetisa. Ativista Social. Bonequeira.

Sim, eu fui no velório. Sim, eu vi o Borghettinho. Estava todo de preto. Olhar duro de homem, não mais o menino. Vi também o Neto, que também estava de preto, sem sorrir. Porém, passei reto por eles. Fui me despedir do homem cuja mão apertei uma única vez. Ele estava na Redenção. Cheguei e disse: Eu era amiga do Tocaio Ferreira. Ele o amava muito. Ele apertou minha mão, sorriu e disse: Eu também o amava. Fim. Ele ficou para trás, nunca soube o que eu era, além do que eu disse. Não sei se eu soube se era outra coisa em relação a ele, do que o que lhe disse. Eu era amiga do outro Antônio Augusto. O Tocaio. Hoje, quando me despedi em silêncio extremo – externo, e em extremo bate-papo interno, agradeci a ele seus versos, sua existência entre nós. Disse a ele que estava ali representando minha família, meu pai, que também era do Alegrete. Sei que ele me entendeu, por não ter me aproximado dos seus.  Eles estavam rodeados de amigos e parentes, eu não era nada disto, a não ser o que tinha dito que era, naquele nosso único e efêmero encontro. Eu não tinha tempo mais para ficar ali, parada. Ele tinha o tempo todo do mundo. Pedi desculpas pela minha pressa, disse que queria que ele fosse muito feliz para onde estava indo e que – se possível – desse um abraço no Tocaio Ferreira por mim.  Como o balde voltando do fundo do poço, me retirei do Palácio, deixando para trás os caquinhos, como diria o nosso amigo em comum.  Felicidades, Nico Fagundes, poeta do Alegrete/RS.

Deixe um comentário

