Ana Carolina Martins da Silva. Educadora. Ambientalista. Poetisa. Ativista Social. Bonequeira.

Reportagem do Marco Weissheimer / SUL21

Os projetos que devem ir à votação nesta terça na Assembleia Legislativa são decisivos para o governo José Ivo Sartori (PMDB) que decretou mobilização máxima para a sua aprovação, em especial, o que prevê aumento do ICMS. A mobilização inclui minimizar ao máximo a pressão de servidores públicos nas galerias do plenário da Assembleia. Assim como já havia ocorrido na semana passada, o prédio da Assembleia amanheceu cerca por grades, seguranças da Casa e policiais militares nesta segunda-feira (21) para evitar a entrada de representantes de sindicatos de servidores públicos e visitas aos gabinetes dos parlamentares. Apenas deputados, funcionários e alguns poucos jornalistas conseguiram entrar na Assembleia nesta segunda. “Acho que só dois jornalistas entraram aí hoje”, disse um segurança da Assembleia em um posto com grades instalados para controlar o acesso ao parlamento gaúcho.

No final da tarde, representantes do PT, PCdoB e PSOL ingressaram com um habeas corpus coletivo preventivo no Tribunal de Justiça do RS, buscando garantir o pleno funcionamento das atividades parlamentares da Assembleia nesta terça-feira. No final da noite, a Justiça determinou, em caráter liminar, o acesso do público à Assembleia não apenas no espaço das galerias. O único limite, definido pela Justiça, é aquele da capacidade física dos espaços do Parlamento.

“Não podemos conceber que as comissões da Casa, os mandatos parlamentares funcionem com o povo do lado de fora”, disse Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada do PT. Na mesma linha, Pedro Ruas, líder do PSOL, advertiu: “qualquer decisão tomada no Legislativo, sem que o público possa acompanhar os debates, carece de legitimidade”. E o deputado Juliano Roso, do PCdoB, assinalou “que existem várias formas de controle de acesso, com identificação das pessoas, que podem garantir a presença do público e o bom andamento das atividades parlamentares.”

Clique aqui e confira a reportagem completa.

Foto de Guilherme Santos do Sul21

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: