Ana Carolina Martins da Silva. Educadora. Ambientalista. Poetisa. Ativista Social. Bonequeira.

Momento especial para os leitores do Rio Grande do Sul. A Biblioteca Pública novamente nos recebe em seu prédio espetacular.

Biblioteca Pública do Estado do RS Foto Ayres Cerutti

Biblioteca Pública do Estado do RS Foto Ayres Cerutti

A Biblioteca Pública do Estado, criada oficialmente em abril de 1871, foi aberta ao público na sua sede definitiva, na Rua Riachuelo 1190, em 1922. Concebido artística e arquitetonicamente por Afonso Hebert e Theofilo Borges de Barros, o prédio da Biblioteca reflete o pensamento então dominante no Estado: o positivismo. Em 1986, o prédio da Biblioteca foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), e, em 2000, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). (…)

O acervo bibliográfico da BPE é constituído por cerca de 240 mil volumes. A coleção de livros raros da Biblioteca é composta por raridades dos séculos XVI a XIX, como a PHARSALIA, de Lucano, de 1519. Publicações e documentos que registram a história e a literatura rio-grandenses, enciclopédias, dicionários e obras sobre todos os setores do conhecimento humano, além de jornais, revistas e folhetos, completam a coleção da instituição e encontram-se disponíveis para pesquisa.

Além da leitura e da pesquisa no local, o visitante dispõe de empréstimo domiciliar de parte do acervo, de orientação à pesquisa bibliográfica, de levantamentos bibliográficos, de reprografia, de acesso à Internet, a vídeos e CD-ROM, de programação cultural, além de visitas guiadas no interior da Biblioteca.

Fonte: site da SEDAC/RS.

Hoje a Biblioteca Pública, depois de 8 anos, começou a funcionar. Clique aqui e leia mais em ZH.

Cultura ZH

Repasso dois vídeos que fiz, junto ao Movimento Pró-Biblioteca Pública, e com o jornalista Ayres Cerutti, da Revista Programa.

 

Publicado em 28 de abr de 2013

23.04.2013 – POA – Parte I
Registro do Movimento “Livraço MOV – Caminhada Cultural -Abraço Literário: Por uma Nova Biblioteca Pública Estadual/RS” desencadeado a partir de um texto de Armindo Trevisan e assumido pelo Conselho Estadual de Cultural do RS e por muitas outras pessoas envolvidas com esse tema. Na parte I, depoimentos de Ayres Cerutti, Nicéia Brasil, Gilson Petrillo, Wilson Galvani e Sr. Rocha.
Todas as imagens foram produzidas por mim, com uma câmera Sony Cyber-shot e processadas no programa Windows Move Maker de forma voluntária e por solidariedade ao Movimento.

Publicado em 28 de abr de 201323.04.2013 – POA – Parte II

Registro do Movimento “Livraço MOV – Caminhada Cultural – Abraço Literário: Por uma Nova Biblioteca Pública Estadual/RS” desencadeado a partir de um texto de Armindo Trevisan e assumido pelo Conselho Estadual de Cultural do RS e por muitas outras pessoas envolvidas com esse tema. Na parte II, depoimentos de Ademar Vargas de Freitas, Alcy Cheuiche, Aliriane Teloiv, Antônio Goulart, Armindo Trevisan, Ayres Cerutti, Celvio Derbi Casal, Clóvis Rocha,Fernando Campani,Franklin Luis,Gilberto Herschdorfer, Igah Hamaad,Roni Leal, Susana Frölich; Thiago Cunha dos Santos, Waldir Silveira.

Em reunião com a Diretora: Morgana Marcon, nesta tarde, recebi o apoio para o evento de Formação de Leitores da Uergs, junto à 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2016. Muitos projetos e muitos sonhos, agora, com possibilidades para se sonhar.

Morgana Marcon Biblioteca Pública RS Ana Carolina Martins da Silva Uergs

Morgana Marcon Biblioteca Pública RS Ana Carolina Martins da Silva Uergs

20151215_142258 20151215_142653 20151215_142710

 

Anúncios

Comentários em: "Dia de Luz! Reaberta a Biblioteca Pública do Estado do RS" (1)

  1. Sylvio Nogueira disse:

    A nossa Biblioteca Pública foi apenas reaberta, que é importante. Porém falta muito para restaurar seu antigo esplendor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: