Ana Carolina Martins da Silva. Educadora. Ambientalista. Poetisa. Ativista Social. Bonequeira.

Texto de Marcia Camarano (Jornalista – Reg. Prof. 5910 – Assessoria de Comunicação Social – SES/RS)
A 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (1ª CESMu) será realizada de 9 a 11 de junho no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. O objetivo do evento é a formulação de diretrizes para políticas públicas nesta área, efetivando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme prevê a Constituição Federal de 1988 e as leis 8080 e 8142, de 1990, é fundamental que se garanta a saúde da mulher como um direito, por intermédio da promoção da igualdade social e da cidadania.
PROPOSTAS
Durante a 1ª CESMu serão elaboradas propostas para o fortalecimento dos programas e ações de implementação do tema central “Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com Equidade”. São seus eixos principais a “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres” e “Diretrizes para definir a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”.
A partir do tema central serão discutidos subtemas como a situação da saúde das mulheres e os determinantes econômicos, sociais e ambientais do adoecimento; o papel do estado no desenvolvimento sócio-econômico ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas conseqüências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres e as políticas públicas para as mulheres e a participação social.
ETAPAS MUNICIPAIS
O CES/RS convida os conselhos municipais de saúde, gestores, entidades de classe, movimentos sociais e instituições voltadas à saúde das mulheres para participarem do processo conferencial. Os municípios podem efetivar sua etapa municipal entre 1º de janeiro a 21 de maio de 2017. Nas conferências municipais serão eleitas, de forma paritária, as delegadas (os) que participarão da etapa estadual. Os relatórios das conferências municipais deverão ser apresentados à Comissão Organizadora Estadual até 10 dias do término desta etapa.
PARTICIPAÇÃO
A 1ª CESMu contará com os seguintes participantes: delegadas (os) eleitas (os) pelo CES, com direito à voz e voto; delegadas (os) eleitas (os) nas etapas municipais, com direito à voz e voto e convidadas (os) com direito à voz. A Está prevista a participação de cerca de 1.500 pessoas na Conferência Estadual. Para mais informações, acesse o Regimento Interno da 1ª CESMu, publicado no site do CES (www.ces.rs.gov.br

Texto encaminhado pela graduanda da UERGS, do Curso de Administração em Sistemas e Serviços – Sílvia Andrea Viera Aloia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: