Ana Carolina Martins da Silva. Educadora. Ambientalista. Poetisa. Bonequeira.

Importante palestra integrante dos “Seminários de Biologia” da UFRGS. Dia 15/06/2018, 16h, no Anfiteatro da Botânica – Campus do Vale/UFRGS, prof. Paulo Brack, ambientalista e ativista na área da Ecologia, Coordenador do INGÁ (ONG afiliada À APEDEMA/RS) abordou o tema: Biodiversidade. Parabéns a todos e todas!

Principais tópicos abordados:

– Urgência de repensar o modelo de sociedade hegemônica capitalista: acumulação doentia de capital, fonte maior da degradação ambiental:

Alternativas: relações ecológicas colaborativas, solidárias, desprendidas, desapegadas, e não as formas atuais competitivas;

– Urgência de repensar os modelos de relação entre a humanidade e a natureza; mega construções (barragens, estradas), que afetam e devastam mata nativa, animais e retiram do habitat natural populações indígenas, assim como, evitar o uso desenfreado de agrotóxicos.

Alternativas: políticas públicas efetivas de proteção; cumprimento da Constituição Brasileira, Art. 225, mudança de paradigma de desenvolvimento, preservando a biodiversidade existente.

– Urgência de repensar as cidades: desmatamento pela especulação imobiliária; falta de saneamento; dentre outros.

Alternativas: projetos e mobilizações tanto da sociedade quanto dos governos por desenvolvimentos sustentáveis; divulgações, denúncias e a atuação da população junto aos conselhos ambientais e ao Ministério Público, no âmbito Estadual ou Federal; definir os limites para à expansão urbana, para a poluição hídrica, aérea e pelos resíduos sólidos;

– Urgência na inversão de pauta do sistema capitalista.

Alternativas:  mudança individual, moral e ética da sociedade, ao invés de medir a qualidade de vida pelo aspecto econômico, verificar a qualidade de vida real, compartilhada e ambiental.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: