Ana Carolina Martins da Silva. Educadora. Ambientalista. Poetisa. Bonequeira.

Essa Pesquisa trata de textos docentes em circulação midiática e seus processos sociodiscursivos, sob aspectos de teoria e de prática da leitura e da produção textual, com o objetivo geral: mapear, nos modos de dizer de docentes, em diferentes mídia, reflexos de processos de Letramento de Percurso e suas modalizações (SILVA, 2021), reveladores de usos culturais da escrita, e de um tipo de formação docente, de acordo com as responsabilidades legais de sua profissão e consciência de engajamento social, em gêneros discursivos tais como “Notas de Repúdio”, “Cartas do leitor” e “Artigos de opinião”, dentre outros.  A abordagem é qualitativa, bibliográfica e descritiva.

Seus resultados qualificarão o conceito de letramento de percurso e aprofundarão as reflexões sobre escrita docente e prática reflexiva.

ATENÇÃO – DEVIDO À CALAMIDADE PÚBLICA NO RS – O SEMINÁRIO SOBRE O LETRAMENTO DE PERCURSO (ANUNCIADO NO VÍDEO) TEVE SUA DATA ADIADA PARA O SEGUNDO SEMESTRE/2024 – QUANDO A SITUAÇÃO ESTIVER EM MELHORES CONDIÇÕES.

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Em (SILVA, 2021) ampliam-se os conceitos de letramento – segmentados em fortes ou fracos; cidadãos; acadêmicos, escolares, digitais; dominantes ou vernaculares; críticos, ou ideológicos, para um que absorva a experiência social do indivíduo – o “Letramento de Percurso” – que faz um olhar para toda a sua trajetória, cerca todas as possíveis influências dos pré-construídos-histórico-culturais a considerar Bronckart (2009), para analisar os seus dizeres, ou seja, como revela e revela-se em seu percurso. O conceito (ainda em consolidação) diz que é processo de formação sociodiscursiva, quando considerado sob aspectos de teoria e de prática da leitura e da produção textual; revelado pelas suas possíveis modalizações e expressões linguísticas que as materializam: a) Modalizações Dialógicas (que revelam interlocuções, vozes, trânsito…); b) Função Intervencionista (que revelam atitudes de interferência nos valores, opiniões e mudanças nas regras); c) Modalizações Viscerais (que revelam atravessamentos via cultura escrita na formação do individual e coletivo); d) Modalizações Identitárias (consideradas como um jeito de falar que revela pertencimento, união em prol de um ente de sua responsabilidade, no sentido aproximado de “fazer algo por ser alguém de um tipo” ou “ser alguém de algum tipo, porque fez algo”.

O conceito de Letramento de Percurso já foi testado em diversas perspectivas e níveis, de projeto de iniciação científica, até estágio de pós-doutorado, nesse Projeto vai se debruçar sobre os escritos docentes presentes nos mais diferentes documentos que evolvem essa profissão. Sejam documentos autorais, sejam documentos que abordam o profissional e suas tarefas, suas problemáticas, suas vitórias ou seus fracassos, via ações de analisar, investigar, verificar, identificar e discutir. Como andamento da consolidação do conceito foi elaborado o seguinte objetivo geral: mapear, nos modos de dizer de docentes, em diferentes tipos de mídia, reflexos de processos de letramentos, em especial de Letramento de Percurso, reveladores de usos culturais da escrita, e de um tipo de identidade docente, de acordo com as responsabilidades legais de sua formação e com consciência de engajamento socioeducativo.

Profa. Dra. Ana Carolina Martins da Silva e Acadêmico de Letras Maurício Elisandro Martins Bicoski – Bolsista do Programa de Bolsas a Iniciação à Pesquisa – Edital PROBIP – 01/2023/2024, Modalidade-Categoria CNPq/PIBIC, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

Como resultados, a pesquisa buscará contribuir com estudos sobre diferentes perspectivas de “letramento” a fim de (re) pensar a leitura e a produção textual relacionada à docência, como uma ação humana completa – profissional e pessoal – e também aplicar e consolidar o conceito de Letramento de Percurso e suas modalizações.

Pretende-se apoiar a ONU, com seus 17 0bjetivos, em especial o objetivo 4 que trata de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Importante lembrar que nenhum destes objetivos, estatutos ou declarações pode se viabilizar, sem o papel, fundamental do educador, como sujeito que lê e escreve sua história.

Integrantes Atuais: Ana Carolina Martins da Silva – Coordenador / Marlon Nunes Silva – Integrante / / Renato Hoffmann da Silva – Integrante / Maurício Elisandro Martins Bicoski – bolsista / Integrante / Leonora Bolla Viegas. Agradecimentos a: Fernando Rosa da Rosa – Integrante ( 2023/2).

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